Rolder Wangler
O projeto de extensão do curso de Artes Cênicas da UFOP, “Trem Cultural: música, teatro, dança e leitura na comunidade”, promove o seminário Arte na Universidade. Entre os dias 7 e 9 de dezembro, o campus Morro do Cruzeiro, o Adro da Igreja das Dores e o Centro de Artes e Convenções de Ouro Preto serão os palcos deste evento, que inclui músicas, danças e debates.
Na sexta-feira, às 12h30, o grupo Mambembe: Música e Teatro Itinerante apresenta o espetáculo Balada para Romeu e Julieta, que será próximo ao Restaurante Universitário, nocampus da UFOP. A partir das 18h, Adriana Schneider, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Jesser de Souza, da Universidade Estadual de Campinas, compõem a mesa de abertura, que abordará o tema de Teatralidade Brasileira – do Ator ao Brincante.
Para o sábado, o Grupo Rosários ministrará uma oficina de Danças Folclóricas Brasileiras, às 9h30, no adro da Igreja das Dores, e contará com a participação do Carro Biblioteca. A mesa redonda será composta por Renata Patrícia da Silva, que é mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e Geraldo Bonifácio de Freitas, que integra o Congado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Ifigênia. Os trabalhos serão mediados pela professora do Cedufop, Juliana Bergamin. O tema é o diálogo entre Produção e Fruição e ocorre no Centro de Convenções.
Encerrando as mesas redondas, Ricardo carvalho, da UFMG, e Nerina Dip, da Universidade de Tucumán – Argentina, debaterão Arte e Transformação, sob a mediação de Neide das Graças, professora do Departamento de Educação da UFOP. A mesa será no domingo, às 15 h, no Centro de Convenções.
O encerramento do seminário será às 17h.