Parceria com o Sebrae levou para o evento empreendedores da economia criativa
Gustavo Rozario
Mateus Pereira
Com o envolvimento de mais de 400 atividades profissionais formalizadas, a cadeia produtiva da economia criativa tem no espaço um terreno fértil para ampliação da garantia de mercado, inovação, gestão, qualificação profissional e geração de negócios. Parceiro do Sarau, o Sebrae promoveu ações na área de gastronomia, com espaço de degustação da gastronomia baiana, artesanato, com rodízio de artesãos, além de oferecer gratuitamente consultorias para cerca de 30 ambulantes que trabalharam no entorno da festa.
Antes do Cacique e seus convidados iniciarem uma jam session cheia de surpresas, os agentes do Sebrae iniciaram, na área externa do Museu, a avaliação que pretende reconhecer os três vendedores ambulantes que se destacaram em critérios como boas práticas de manipulação de alimentos, apresentação pessoal e atendimento. No dia 20 de fevereiro, a Instituição vai realizar cerimônia de premiação, às 9h, no sétimo andar do auditório do edifício-sede, na Rua Horácio César, nº 64, no bairro Dois de Julho.
Mateus Pereira
Bastante visitado por turistas e baianos, o espaço reservado aos artesãos, em parceria com o Instituto Mauá, permitiu que empreendedores e associações divulgassem e comercializassem seus produtos. Para as irmãs Rosemary Gomes e Gal Fuloh, proprietárias do Ateliê Neghafuloh, presente em todas as edições, o envolvimento dos consultores e a preocupação em sempre buscar inovação são essenciais para enriquecer o negócio. “A participação em feiras, rodadas e festas são a prova de que o negócio é acreditar e apostas cada vez mais em inovação”, ressaltam.
De acordo com a gestora do Projeto Expoarte Bahia, Cida Fernandes, a estimativa é que tenham sido gerados R$ 6,5 mil em vendas nas quatro edições. “Considerando a média de preço dos produtos, as vendas foram significantes para gerar renda. Além disso, os estandes renderam oportunidades de transações pós-evento. O sucesso é fruto de uma seleção prévia de acordo com o perfil do público, aproveitando as potencialidades do artesanato para um canal de comercialização que amadurece a cada ano”, explica.
Mateus Pereira
Passarela para a banda Lateral Elétrica, Arnaldo Antunes, Chico César, Luiz Melodia e Mira Callado, o Museu recebeu também a mais nova coleção do estilista Robério Sampaio. Encerrando os desfiles de estilistas baianos com produção de Tininha Viana, Robério fez uma coleção pré-inverno com foco no preto e branco, estampas que imitam peles de animais e muitas plumas. “É uma honra mostrar um trabalho com a cara desse caldeirão multicultural, com pegada africana”.
Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800