Para presidente da Federação, empresas do Paraná vão aderir ao Vale-Cultura
A ministra da Cultura, Marta Suplicy, foi recebida com muito otimismo sobre o futuro do Vale-Cultura, na tarde desta quinta-feira (28), na Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep).
Marta Suplicy apresentou o Vale-Cultura para dezenas de entidades representadas pela Federação. O porta-voz desta boa perspectiva foi o Presidente da Fiep, Edson Campagnolo. Para ele, as grandes empresas, no Paraná, devem ser as primeiras a aderir ao Vale no Estado: “Uma empresa que aderir vai estimular outras”, defendeu o Presidente. Campagnolo enxerga uma confluência nos caminhos das políticas do Governo Federal e das indústrias: “O governo quer e as indústrias querem”, afirmou.
O fato de muitas empresas paranaenses já terem iniciativas voltadas à área cultural também é um aspecto que reforça o otimismo de Campagnolo. O presidente da Fiep ressaltou o interesse de sindicatos como o do Audiovisual no sucesso desta política.
Terminada sua apresentação na Fiep, a ministra atendeu a imprensa (Foto) e tratou da política do Vale-Cultura. Falou, entre outras coisas, do benefício fiscal para empresas, ressaltou o incremento que o Vale trará ao setor cultural e a outros, num ganho para a economia brasileira. Observou, também, que o MinC está ouvindo a sociedade brasileira em um processo de estudo para firmar as portarias que vão definir as regras para o Vale (Clique aqui para ver).
1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura.
Logo após o encontro promovido pela Fiep, Marta seguiu para a 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura (foto) .
Aos secretários, a ministra destacou políticas culturais como o Sistema Nacional de Cultura, os Centro das Artes e Esportes Unificados (CEUs), Vale-Cultura, entre outras. marta lembrou que as políticas culturais “dependem muito das secretarias para acontecerem no país.”.

Ministra participa da 1ª Reunião Ordinária do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais da Cultura
A ministra também relatou o seu dia, até então, em Curitiba que começou com a adesão da cidade ao SNC (clique aqui para ver), acompanhada do elogiado anúncio de que a cidade irá dispor de 1% de seu orçamento para a Cultura.
Marta observou que mais de 1400 municípios brasileiros e 22 estados já aderiram ao sistema.
“Com estas ações, vamos fazer um país que vai mudar de patamar em nível de cultura. Temos de ser criativos”, disse a ministra destacando que é preciso fazer esforços para valorizar a Cultura nas regiões norte e nordeste do país.
(Texto: Ascom MinC
Fotos: Daniel Derevecki)
Fotos: Daniel Derevecki)
Fonte: MinC
Você precisa fazer login para comentar.