Biblioteca Demonstrativa de Brasília

Série de oficinas gratuitas movimenta o espaço a partir do mês de março
Dando início à programação cultural do ano de 2013, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles (BDB/FBN/MinC), em Brasília,  irá oferecer mais quatro oficinas gratuitas, a partir do dia 13 de março, ministradas pelo professor Marco Antunes, no horário das 11h10 às 13h. Realizados em parceria com o Núcleo de Literatura do Centro Cultural da Câmara dos Deputados, os cursos  são voltados para as áreas da Literatura e  da Psicologia.

Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles
As oficinas oferecidas são :Clube de Leitura de Grandes Livros Contemporâneos – Livros Polêmicos – onde os participantes irão ter contato com grandes obras da literatura contemporânea e analisar o impacto social e cultural destes trabalhos, bem como a sobrevivência do interesse na obra através dos anos.  Os livros que serão analisados no primeiro semestre são “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”, de José Saramago, e “A Última Tentação de Cristo”, de Nikos Kazantzakis.
Oficina de Técnica da Narrativa – que vai ensinar a narrativa literária de Contos e Crônica, destacando as principais técnicas e motivando os alunos a escreverem. Muitos autores brasilienses já frequentaram as oficinas da Biblioteca Demonstrativa, que desde  2011 vêm oferecendo este tipo de curso. O escritor João Batista de Almeida é um exemplo dos alunos que passaram pelas oficinas de Literatura da biblioteca.
As outras duas oficinas são estudos de obras de arte a partir do enfoque de livros célebres da literatura internacional, como ‘ O Homem e seus Símbolos’, do psiquiatra Carl Gustav Jung, e do clássico das mutações o ‘I Ching’, obra oriental milenar da sabedoria e conduta social. Estes cursos são ministrados por meio de pequenas palestras de análise das obras e da importância da iconografia para a compreensão da realidade, da cultura, da religião e da sociedade. A oficina  Clube de Meditação I CHING  é a mais tradicional do núcleo de literatura da biblioteca. É uma oportunidade para meditar sobre a cultura oriental e realizar debates sobre a iconografia e a filosofia deste importante livro da filosofia taoísta.
Ainda estão programadas oficinas de Dança Circular e Jogos Cooperativos, ministradas pela professora Isolda Marinho, a partir do dia 11 de março e a oficina de Aletramento Materno, baseada no livro  Como Ensinar seu Bebê a Ler, de Glenn Doman, neurofisiatra norte-americano, ministrada por Kátia Xavier, prevista para o dia 23 de março.
Tradição
Ao lado das quatro oficinas que terão inicio em março, a Biblioteca Demonstrativa Maria da Conceição Moreira Salles oferece, ao longo de anos, uma ampla e diversificada programação cultural. Em 2013, por exemplo, o espaço está oferecendo  curso de língua portuguesa, apresentações musicais em parceria com a Escola de Música de Brasília e a exposição “Drummond, Testemunho da Experiência Humana”,  aberta ao público até o dia 9 de março.
(Fonte: BDB/FBN/MinC)
(Texto: Marcos Agostinho, Ascom/MinC)

Publicado por Ana Paula Sena de Almeida

Eu tenho insights! ;-) www.apsaprojetos.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: