Marta Suplicy é a primeira ministra de Estado da Cultura a comparecer ao Fórum em Minas

Dentre os pedidos que a ministra acolheu está o de valorização dos circos, que pedem recuperação de espaços para apresentações nas cidades. “Vou ver a questão”, respondeu a ministra.
Sobre a desigualdade de investimentos em cultura nas regiões brasileiras, em vista da concentração de projetos incentivados no eixo sul-sudeste, outro tema do encontro, a ministra explicou que o MinC faz esse debate junto à Câmara dos Deputados e que também atua para mudar isto. “Temos, por exemplo, abertas inscrições em editais para produtores e criadores negros. Falo disto a vocês porque é uma ação que visa responder à desigualdade e está em curso”, enfatizou Marta.

O Fórum aconteceu na Escola Superior Dom Helder Câmara, de Belo Horizonte, e contou com presença de grande público formado por gestores municipais, representantes da sociedade civil, artistas, produtores e outros profissionais ligados à cultura.
A este evento, acompanharam à ministra o secretário de Fomento e Incentivo à Cultura, Henilton Menezes, e a chefe de Representação MinC em Minas, Cesária Macedo.
Inauguração

Ministra participa da solenidade de inauguração do “Monumento à Justiça e ao Direito”
Assim que chegou à Escola Dom Helder Câmara, a ministra da Cultura, ao lado do Reitor da Escola, Paulo Umberto Stumpf, e demais convidados, participou da solenidade de inauguração do “Monumento à Justiça e ao Direito” (foto). A escultura, em tamanho natural (180 cm de altura), instalada no frontispício da Escola Superior Dom Helder Câmara é uma obra do artista mineiro Diego Rodrigues.
O Fórum
O Fórum de Políticas Culturais de Minas Gerais foi criado em 2011 como espaço para o diálogo e o aprofundamento das questões relacionadas às políticas públicas de Cultura. É constituído por diversas instituições governamentais e não governamentais e tem como proposta fortalecer espaços de diálogo e aprofundamento das questões relacionadas à Política Pública de Cultura, aproximando Governos Municipais, Estadual, Federal e a Sociedade Civil para instituir e fortalecer o Sistema Nacional de Cultura.
Atualmente fazem parte do Fórum o Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional MG e Funarte; Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais; Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG); Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte; Associação Mineira dos Municípios; SEBRAE-MG; SESC-MG; Universidade Federal de Minas Gerais, Observatório da Diversidade Cultural e Federação dos Circuitos Turísticos – FECITUR.
(Texto: Montserrat Bevilaqua
Com informações de Redação Dom Total
Fotos: Pedro Silveira)
Com informações de Redação Dom Total
Fotos: Pedro Silveira)
Fonte: MinC
Você precisa fazer login para comentar.