Marcelo Davila
Gestores das secretarias de cultura do Acre, Bahia, Ceará, Pernambuco, Goiás, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte, Pará, Paraná e Distrito Federal estarão Brasília na segunda e terça-feira (18 e 19) da próxima semana para uma oficina de planejamento dos Criativa Birôs. O encontro será coordenado pela Diretoria de Empreendedorismo, Gestão e Inovação da Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC).
Os trabalhos serão abertos pela secretária da Economia Criativa, Cláudia Leitão, e conduzidos pela diretora da SEC/MinC, Luciana Guilherme. “O objetivo é discutir a metodologia e construir estratégias conjuntas com os 12 estados e o Distrito Federal, que já firmaram convênio com o MinC”, afirma a diretora.
Implementados em parceria com os governos estaduais, entidades do sistema S como Sebrae, Sesc e Senai e universidades públicas, os Criativa Birôs são escritórios que funcionarão como centros de apoio aos artistas e pequenos empreendedores criativos na estruturação e elaboração de modelos de negócios. Nas unidades estaduais, artistas e criativos vão dispor de consultorias nas áreas de gestão e empreendedorismo, assessoria jurídica, assessoria técnica e qualificação profissional, banco de dados e informações sobre o setor.
O primeiro Criativa Birô brasileiro será inaugurado em maio, no Rio de Janeiro. Os demais já conveniados estão previstos para funcionarem no segundo semestre de 2013. São Paulo e Amazonas deverão ser os próximos estados a firmarem convênio com o MinC.
(texto: Marcelo Leal – Ascom/SEC/MinC)
Fonte: MinC/OBEC