O turismo é uma dos potenciais da região para desenvolvimento dos pequenos negócios
Juliana Souza
Para promover o turismo na cidade, a prefeitura está elaborando um plano de trabalho para os próximos quatro anos e, esta semana, ganhou o reforço do Sebrae. O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, e técnicos da instituição foram recebidos na segunda-feira,8, pelo vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, secretário municipal de Turismo, Jacques Fernandes e outros secretários para discutir como a prefeitura de Paulo Afonso e o Sebrae podem promover o desenvolvimento tendo o turismo como um dos potenciais a ser explorado.
“O turismo é uma das manifestações da Economia Criativa que podemos promover em nosso município”, citou o secretário Jacques Fernandes. Através de projetos regionais, o Sebrae tem levado a discussão sobre Economia Criativa para vários municípios da região, incentivando o poder público a identificar suas riquezas imateriais e usá-las em prol do desenvolvimento local. “Para isso é preciso acontecer o que estamos vendo em Paulo Afonso; a união de entidades de classe que possam planejar conjuntamente”, enfatizou o superintendente, Edival Passos.
Também participaram da reunião representantes dos empresários da região. Para o vice-presidente da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado da Bahia), Carlos Andrade, “o poder público e as instituições têm objetivos comuns e a valorização do empreendedorismo local só trará benefícios para a cidade”.
Projetos criativos e políticas públicas planejadas
Antônio Francisco
Em Paulo Afonso, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa está sendo implementada. Instituída em 2006 pelo Governo Federal, a Lei prevê tratamento diferenciado e favorecido à microempresa e à empresa de pequeno porte, tornando-as competitivas e estratégicas na geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.
“A prefeitura está empenhada em implantar sistemas que desburocratizem a abertura de empresas e suas atividades”, garantiu o secretário Jacques Fernandes. Para auxiliar na implementação da Lei Geral, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Paulo Afonso (Ascopa) está cedendo um espaço do prédio da instituição onde vai funcionar a Sala do Empreendedor.
Durante o evento, o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, que também é empresário, convidou o superintendente do Sebrae a guiar seus “passos” em direção a Paulo Afonso e voltar sempre que a agenda da criatividade e do desenvolvimento permitir.
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800