Economia Criativa Prefeitura, Sebrae e empresários discutem Economia Criativa para o desenvolvimento de Paulo Afonso

O turismo é uma dos potenciais da região para desenvolvimento dos pequenos negócios

Juliana Souza

 Uma cidade com vocação para o turismo e que tem as belezas naturais como forte atrativo. Paulo Afonso, no norte da Bahia, já é por sediar o maior complexo de usinas hidrelétricas da Chesf (Companhia Hidroelétrica do São Francisco), mas a cidade, rodeada pelo rio São Francisco, vem atraindo turistas para a prática de esportes náuticos e de aventura, encantados com o cenário de água em abundância no meio da rústica caatinga. O cânion do Velho Chico tem mais de 60 km de extensão e passa por Paulo Afonso, esculpindo a paisagem com os paredões rochosos e profundidade de até 170 metros.

Para promover o turismo na cidade, a prefeitura está elaborando um plano de trabalho para os próximos quatro anos e, esta semana, ganhou o reforço do Sebrae. O superintendente do Sebrae Bahia, Edival Passos, e técnicos da instituição foram recebidos na segunda-feira,8, pelo vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, secretário municipal de Turismo, Jacques Fernandes e outros secretários para discutir como a prefeitura de Paulo Afonso e o Sebrae podem promover o desenvolvimento tendo o turismo como um dos potenciais a ser explorado.

“O turismo é uma das manifestações da Economia Criativa que podemos promover em nosso município”, citou o secretário Jacques Fernandes. Através de projetos regionais, o Sebrae tem levado a discussão sobre Economia Criativa para vários municípios da região, incentivando o poder público a identificar suas riquezas imateriais e usá-las em prol do desenvolvimento local. “Para isso é preciso acontecer o que estamos vendo em Paulo Afonso; a união de entidades de classe que possam planejar conjuntamente”, enfatizou o superintendente, Edival Passos.

Também participaram da reunião representantes dos empresários da região. Para o vice-presidente da Fecomércio (Federação do Comércio do Estado da Bahia), Carlos Andrade, “o poder público e as instituições têm objetivos comuns e a valorização do empreendedorismo local só trará benefícios para a cidade”.

Projetos criativos e políticas públicas planejadas

Antônio Francisco

Palestra mostra a importância de projetos criativos e políticas públicas planejadas para o desenvolvimento dos pequenos negócios na região de Paulo Afonso
 Em palestra realizada na terça-feira, 9, no Memorial da Chesf, em Paulo Afonso, o superintendente do Sebrae, Edival Passos sugeriu: troquemos “problemas”, que remetem ao negativismo, por “desafios”. Para a plateia formada por servidores públicos, empresários e acadêmicos, Edival Passos apontou os desafios do desenvolvimento na perspectiva dos municípios e dos pequenos negócios. “Ao poder público, cabe montar uma nova agenda de gestão, que não seja conservadora ao ponto de só esperar repasse de verbas. É preciso proatividade na elaboração de projetos criativos e viáveis economicamente que sejam contemplados com políticas públicas bem planejadas”, destacou.

Em Paulo Afonso, a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa está sendo implementada. Instituída em 2006 pelo Governo Federal, a Lei prevê tratamento diferenciado e favorecido à microempresa e à empresa de pequeno porte, tornando-as competitivas e estratégicas na geração de emprego, distribuição de renda, inclusão social, redução da informalidade e fortalecimento da economia.

“A prefeitura está empenhada em implantar sistemas que desburocratizem a abertura de empresas e suas atividades”, garantiu o secretário Jacques Fernandes. Para auxiliar na implementação da Lei Geral, a Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Serviços de Paulo Afonso (Ascopa) está cedendo um espaço do prédio da instituição onde vai funcionar a Sala do Empreendedor.

Durante o evento, o vice-prefeito, Jugurta Nepomuceno, que também é empresário, convidou o superintendente do Sebrae a guiar seus “passos” em direção a Paulo Afonso e voltar sempre que a agenda da criatividade e do desenvolvimento permitir.

Agência Sebrae de Notícias Bahia
(71) 3320-4557 /4558 / 9222-1612 /9174-9142
Central de Relacionamento Sebrae: 0800 570 0800
www.ba.agenciasebrae.com.br
www.twitter.com/sebraebahia
www.facebook.com/sebraebahia

Publicado por Ana Paula Sena de Almeida

Eu tenho insights! ;-) www.apsaprojetos.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: