Microprojetos Mais Cultura

Edital para seleção de microprojetos é prorrogado para contemplar
diversidade cultural da região Amazônica


A primeira ação do Ministério da Cultura voltada ao financiamento de pequenas produções culturais da Região Amazônica –Microprojetos Mais Cultura – está com inscrições abertas até o dia 1º de julho. Podem concorrer a R$ 13,8 milhões do edital, artistas, produtores culturais e grupos artísticos da Amazônia Legal. As iniciativas deverão ter como beneficiários jovens entre 17 e 29 anos residentes em municípios da Amazônia Legal. As inscrições são gratuitas.

Também é possível a inscrição oral de projetos do edital Microprojetos para Amazônia Legal. A medida visa facilitar e democratizar o acesso aos recursos. Serão aceitas inscrições gravadas em meio digital ou fica cassete. As propostas selecionadas nesta edição do edital receberão entre um e 35 salários mínimos. O teto do prêmio foi ampliado em cinco salários mínimos para atender ao ‘custo amazônico’, com o objetivo de minimizar a dificuldade de circulação de bens e serviços culturais na região, que enfrenta problemas de infraestrutura e logística.

Participação – Podem participar pessoas físicas com idade superior ou igual a 18 anos completos e pessoas jurídicas sem fins lucrativos que desenvolvam projetos socioculturais nas áreas de: artes visuais, artes cênicas, música, literatura, audiovisual, artesanato, cultura afrobrasileira, cultura popular, cultura indígena, design, moda e artes integradas – ações que não se enquadrem nas áreas anteriores ou que contemplem mais de uma área artística na mesma proposta.

A secretária de Articulação Institucional do MinC e coordenadora executiva do Programa Mais Cultura, Silvana Meireles, destaca que a Amazônia Legal é uma região de grande riqueza cultural, mas historicamente sem acesso a financiamento para pequenas produções. “Ampliamos o prazo do edital para que mais artistas e produtores culturais possam ter seus projetos viabilizados, valorizando e apoiando a diversidade cultural da região Amazônica”, disse.

A Amazônia Legal abrange nove estados: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. A meta é contemplar ao menos um projeto nos mais de 770 municípios localizados na região. “É um grande desafio mobilizar a região. Para isso contamos com o apoio dos governos estaduais”, ressalta Silvana. A ação, do Programa Mais Cultura, é executado em parceria com a Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC), Banco da Amazônia (BASA) e governos estaduais.

Os projetos devem ser enviados pelos Correios para o seguinte endereço:

Programa Mais Cultura
Ação Microprojetos Amazônia Legal
Coordenação de Difusão Cultural da Funarte/Brasília
Eixo Monumental – Setor de Divulgação Cultural, Lote 02,
CEP 70070-350 – Brasília / DF


Fonte: MinC

Publicado por Ana Paula Sena de Almeida

Eu tenho insights! ;-) www.apsaprojetos.com

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: